POR QUE É TÃO IMPORTANTE ADERIR O SERVIÇO EM NUVEM?

Nuvem é o nome dado a um serviço que armazena e processa dados, arquivos, informações, redes e aplicativos de forma online. 

 

Esse recurso tecnológico é uma forma mais segura de empresas gerenciarem seus serviços na web, com menores riscos de perdas ou falhas, transformando o custo inicial do investimento em um Data Center para custo previsível mensal.

 

Antigamente era comum que os arquivos fossem armazenados no HD da própria máquina, mas tudo mudou com o surgimento da nuvem, elas eliminaram o uso de espaço físico dos data centers, reduzindo consumos, como o de energia elétrica por exemplo. 

 

Entenda melhor o que é o serviço de nuvem

 

Basicamente o processamento e armazenamento em nuvem guarda os mais diferentes arquivos, desde informações, base de dados, e-mails e tudo que sua empresa precisar, de forma digital. Mas o uso da nuvem não é feito apenas por empresas, é cada vez mais comum encontrar pessoas que utilizam recursos como o Google Drive, Google Fotos, OneDrive e Icloud para uso pessoal ou profissional.

 

O serviço de nuvem conta com um servidor que faz a comunicação dos dispositivos pessoais com os data center (centro de processamento de dados), que são ambientes físicos espalhados pelo mundo todo, com um alto nível de segurança digital.

 

Por que é tão importante aderir o serviço em nuvem? 

 

Com uma conta em nuvem é possível acessar qualquer dado em qualquer dispositivo com acesso à internet, de onde você̂ estiver, podendo editá-los e excluí-los em tempo real. Também possibilitou às empresas terem acesso a um poder computacional gigantesco com preço acessível.

 

Como manter a segurança da nuvem?

Além do serviço em nuvem ter diversos benefícios, é necessário que a segurança seja bem aplicada, pois toda a infraestrutura está em um ambiente próprio. A segurança do recurso em si é garantida pelos provedores do serviço, porém a segurança da topologia, como controle de acessos, atualizações de sistemas são feitas a parte por uma equipe especializada. 

E é neste ponto em que a segurança deve ser redobrada, a fim de evitar ataques de hackers. Uma boa solução é a adoção de Firewalls e de Web Aplication Firewalls virtuais, endpoints com soluções de XDR, ferramentas que garantam a segurança e visibilidade nos ambientes de nuvem.

Também é recomendado o uso Cloud Security Posture Management (CSPM) —, controle de códigos e segurança no desenvolvimento de aplicações, que permite a visualização das nuvens simultaneamente, possibilitando saber quais são as máquinas e usuários logados neste ambiente virtual.

É indispensável que as empresas se preocupem com a segurança do seu serviço de nuvem, a fim de saber quais são os riscos de terem informações armazenadas em outro país que não seja o Brasil, por exemplo. Assim, a credibilidade e as soluções do serviço de nuvem implementado conseguem alcançar seus objetivos. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância do serviço de nuvem?

 

Temos um PODCAST sobre a introdução do que é Nuvem, basta acessar o TI nas Nuvens, episódio 2 com Alfonso Song.

 

A PLSS tem o melhor em serviços de nuvem para o seu negócio! Contamos com uma estrutura moderna e uma equipe qualificada para que sua empresa se sinta totalmente segura e protegida.

 

Garantimos o sucesso do seu setor de TI! Entre em contato para agendar um diagnóstico para sua empresa hoje mesmo.