Saiba como escolher o melhor armazenamento em nuvem de acordo com o seu cenário

 

A utilização da nuvem já é uma realidade em grande parte das empresas que lidam com tecnologia. Uma vez que ela pode oferecer uma série de benefícios ao usuário, mas é preciso saber qual é a melhor opção para o seu cenário. 

A tecnologia está em constante evolução, a cada dia que passa surgem novas formas de adaptar e dimensionar novas estruturas digitais.  Mas para que todas essas tecnologias tenham potencial, é necessário um bom poder de decisão. Já que escolher entre os tipos de nuvem é uma opção que pode auxiliar muito a sua empresa. 

 

Primeiramente, o que é o armazenamento em nuvem? 

Essa é uma ferramenta que permite o armazenamento de documentos e dados da empresa em um servidor online, o que dispensa ter um local para conservar todas essas informações. 

Com uma nuvem você pode ter acesso a esses documentos em qualquer lugar que você esteja, a qualquer hora. 

Seus benefícios são inúmeros, tanto para sua empresa, quanto para o seu uso pessoal: 

  • Facilidade de acesso e compartilhamento de arquivos; 
  • Redução de gastos; 
  • Dados armazenados com segurança; 
  • Flexibilidade e dinamismo. 

Existem alguns modelos de nuvem, entenda quais são as principais diferenças entre elas e qual é a que mais se encaixa em seu modelo de negócio! 

 

Nuvem Pública

A Nuvem pública é a opção mais comum hoje em dia. Nela, o provedor disponibiliza servidores para que executem softwares, armazenem informações e hospedem os seus sistemas. 

Entretanto, essa estrutura de nuvem é compartilhada entre outros clientes. Sendo assim, é uma opção mais barata e flexível para diversos tamanhos de negócios. Nesse sentido, você pode contar exatamente com o recurso que você precisa, a partir das suas demandas sem gastar a mais por isso. 

 

Nuvem Privada

A diferença da nuvem privada para a pública é que o provedor não compartilha o servidor para outros clientes. Ou seja, desde a estrutura até a manutenção dos servidores, é contratada e planejada especificamente para cada cliente. 

Essa é uma ótima opção para quem precisa personalizar a sua operação e quer ter um maior controle sobre todos os seus dados. Além disso, essa estrutura personalizada permite que suas informações estejam mais seguras. 

A nuvem privada é um pouco menos flexível em relação ao seu dinamismo, ou seja, é preciso tomar decisões juntamente com o provedor para adaptar às suas demandas. Por isso, essa modalidade de nuvem é uma alternativa um pouco mais cara que a nuvem pública. 

 

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida tem em sua proposta oferecer uma combinação de vantagens das nuvens pública e privada. Ou seja, é possível contar com a flexibilidade de dimensionamento de uma e com o serviço exclusivo de outra. 

Assim, uma parte das informações da sua empresa se situam localmente enquanto a outra fica em um servidor remoto. O que organiza essa nuvem são as necessidades do dia a dia de cada empresa. 

Apesar de suas vantagens, a nuvem híbrida possui um valor um pouco mais alto, por conta da implementação e manutenção. 

 

Como escolher entre esses três tipos de nuvem? 

Para decidir qual a nuvem que mais se encaixa com a sua empresa é necessário pensar quais são as suas necessidades e o que cada opção pode oferecer. 

  • Demanda de Infraestrutura

A nuvem é uma ferramenta que tem a capacidade de se adaptar a diversos tipos de demandas. Por isso, é necessário pensar: qual é a necessidade da minha empresa? 

A nuvem privada possui uma estrutura desenvolvida exatamente para o seu negócio, oferecendo benefícios como alta segurança e personalização dos processos. 

 

  • Recursos disponíveis

Um dos principais fatores é a capacidade de investimento da empresa. Esse pode ser um critério bastante importante na escolha final. 

Isso porque a nuvem pública é uma alternativa que se encaixa em orçamentos um pouco menores, além disso, pode ajudar no crescimento da empresa, já que é fácil de se dimensionar. Já uma empresa que possui um orçamento maior pode se beneficiar de uma nuvem híbrida, por exemplo. 

 

  • Objetivos de dimensionamento

Aqui precisamos olhar para os objetivos e futuro da empresa para pensar qual é a melhor opção. Se o seu foco é cada vez mais crescer, pode ser necessário contar com uma estrutura de computação que seja fácil de dimensionar. Ou seja, a nuvem pública ou híbrida pode ser a melhor opção. 

 

  • Retorno

Se você precisa da nuvem para a sua empresa continuar trabalhando, é um investimento com retorno esperado, assim, sua decisão precisa de uma análise sobre a expectativa de retorno dessa ferramenta. 

Caso a nuvem seja uma tecnologia fundamental para que sua empresa alcance outros objetivos, é um incentivo para investir bem. Mas se a nuvem não precisa ser o ponto central do seu negócio, uma boa opção é começar com a pública. 

 

  • Segurança 

Todas as opções de nuvens possuem uma boa segurança, mas pensando em algo mais avançado, a nuvem privada permite um maior controle sobre a proteção de dados. Isso porque, ela é uma estrutura especialmente pensada para isso. 

 

A PLSS é uma empresa Multicloud, isso quer dizer que o compromisso é sempre auxiliar nossos clientes a dimensionar o melhor cenário ao seu ambiente.

Assim, consequentemente conseguimos saber qual fornecedor de Nuvem Pública ou Privada apresenta o custo benefício ideal para a sua empresa.

Para te ajudar, você pode conversar com um de nossos especialistas para saber mais detalhes.

Uma boa nuvem pode te ajudar a ter mais controle e flexibilidade de recursos, maior escalabilidade e maior custo-benefício. Ainda está na dúvida do que é melhor para o seu cenário? Entre em contato com a gente!

Anterior
Descubra se armazenar dados em nuvem é realmente seguro?
Próximo
Aprenda como acessar as configurações do roteador e atualizar seu Wi-fi